sexta-feira, 4 de maio de 2007

O matemático Al-Khwārizmī


Abū ‘Abd Allāh Muammad ibn Mūsā al-Khwārizmī foi um matemático árabe que nasceu em Khiva a 780 e morreu em Bagdad por volta de 850.
Muitos de vocês já se devem ter perguntado sobre qual a razão da palavra álgebra e a resposta é muito simples: este nome deriva do título de um livro seu chamado "al-Kitāb al-mukhtasar fi hisab al-jabr wa’l-muqābalah" (“compêndio sobre a transposição e a redução”). Também as palavras algarismo e algoritmo derivam do seu nome.

Al Khawarizmi foi o primeiro a escrever tratados sobre a álgebra, aritmética, astronomia, geografia e calendário mas, depois dele, muitos se seguiram. A incógnita nas equações algébricas era denominada pelos matemáticos muçulmanos como xay (coisa),mas depois traduzida para espanhol deu origem à palavra xay o que deu origem ao X da álgebra moderna.
A versão original do pequeno tratado de aritmética de al-Khwarizmi encontra-se perdida, mas este chegou a Espanha e existem traduções, do século XII, para latim. No seu texto introduz os nove símbolos indianos para representar os algarismos e um círculo para representar o zero. Depois explica como escrever um número no sistema decimal de posição utilizando os 10 símbolos. Descreve as operações de cálculo (adição, subtracção, divisão e a multiplicação) segundo o método indiano e explica a extracção da raiz quadrada. Depois do cálculo com números inteiros trata o cálculo com fracções.



trabalho realizado pelo grupo 2: Ana, Catarina,Cláudia P. ,Cristiano,Luís e Ricardo F.

Sem comentários: