sexta-feira, 4 de maio de 2007



Pitágoras






Pitágoras foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos pelos anos de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu provavelmente em 497 a.C. ou 496 a.C. em Metaponto. O Teorema de Pitágoras é provavelmente o mais célebre dos teoremas da Matemática. Enunciado pela primeira vez pelo filósofo grego Pitágoras, estabelece uma relação simples entre o comprimento dos lados de um triângulo rectângulo. Existe uma mnemónica muito utilizada para aprender o teorema, cujo enunciado coincide com a segunda parte da mnemónica (arte de, por meios artificiais, facilitar as operações da memória):

Ao chegar a Siracusa, Pitágoras disse a seus netos:
-O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
Matematicamente, se c designar a hipotenusa e a e b os catetos, vem que:



c² = a² + b²
Existem centenas de demonstrações para o Teorema de Pitágoras. Na verdade ele é o que possui mais demonstrações de todos os teoremas da matemática!
O teorema de Pitágoras permite calcular um lado de um triângulo rectângulo conhecendo os outros dois. O teorema dos cossenos permite calculá-lo num triângulo qualquer.
O teorema de Pitágoras pode ser generalizado para um n-simplex rectângulo: o quadrado do (n-1) -volume da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos (n-1) -volumes dos catetos. Em particular, num tetraedro rectângulo (isto é, que tem 3 faces perpendiculares entre si - os catetos), o quadrado da área da hipotenusa (a face que não é perpendicular às restantes) é igual à soma dos quadrados das áreas dos catetos.
Elaborado por:Ana Silva nº1
Armanda Azevedo nº4
Daniela Tomé nº10
Jorge Miranda nº16
Rafaela Costa nº20
Ricardo Tomé nº22
Tiago Capela nº24

1 comentário:

Anónimo disse...

as imagens são esxelentes
bom trabalho