sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Justiça de mercado

Compra e venda de um produto

Dinheiro:
Dinheiro é a aquela coisa que permite comprar qualquer outra coisa. Não tem grande importância o objecto particular que o representa (ouro, ou outros metais, ou papel impresso), desde que todos concordem que esse objecto é o dinheiro. Quanto vale o dinheiro? Depende da quantidade de coisas que se possam comprar com uma certa importância de dinheiro.
A isso chama-se os …


Preços:
Preço é a quantidade de dinheiro que se tem que pagar para adquirir um certo objecto. Preço é também aquilo que uma firma paga pelo trabalho dos seus empregados: o salário, o ordenado, são maneiras de indicar o preço certo do trabalho. Preço é aquilo que se paga pelo uso de uma coisa que pertence a outra pessoa: o aluguer é o preço pago pelo uso de um imóvel que não é nosso; o juro é o preço pelo uso do dinheiro emprestado.

Formas de Compra:
Existem cinco caminhos para um produto chegar ao consumidor: a venda directa, grossistas, venda por catálogo, retalhista e a grossista retalhista.
Na venda directa o produtor entrega o produto ao cliente sem qualquer ´´desvio``. Em linguagem económica diz-se que o fabricante faz também o papel de distribuidor.
Em Portugal os grossistas geralmente não entregam o produto ao consumidor final. O grossista pode entregar os produtos a quem os encomenda ou o próprio cliente recolhe o produto num grande armazém e paga-o de imediato. A isto chama-se cash and carry (significa ´´pagar`` e ´´transportar``).
Na venda por catálogo. O fabricante apresenta toda uma gama de produtos num catálogo. O cliente escolhe, faz a encomenda e recebe os produtos por correio ou por um serviço de entregas privado.
O circuito de distrubuícão: fabricante-retalhista-consumidor normalmente percorrido por muitos produtos do nosso dia-a-dia, por exemplo: o fabricante de figorificos fornece a uma cadeia de lojas onde o consumidor mais tarde comprará.
a via de distribuíção mais utilizada é a que passa pelo comércio grossista e pelo retalhista. Por exemplo: um fabricante de produtos alimentares fornace a vários grossistas que, por sua vez, fornacem a vários retalhistas.


Elaborado pelo grupo 2: Ana, Catarina,Cristiano, Jorge Luís,Ricardo Barbosa e Claudia

Sem comentários: