sábado, 3 de fevereiro de 2007

História dos Conjuntos Numéricos

Os homens do paleolítico não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para sobreviver era retirado da Natureza. A necessidade de contar começou quando o homem passou do paleolítico para o neolítico, deixou de ser pescador e recolector e começou a ser pastor e agricultor.
No pastoreio, o pastor usava varias formas para controlar o seu rebanho. De manha, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, se perdido o rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham as correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era posta num saco.
Cada animal que saia para o pasto de manha correspondia a uma pedra que era guardada num saco de couro. Quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde, a medida que cada animal retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, era sinal que algum dos animais faltava, se algum fosse acrescentado era só acrescentar uma pedra ao saco.
A palavra calculo, derivada da palavra cálculos, que significa pedrinha.
A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, também eram usados nos em cordas, marcas nas paredes, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.





Instrumentos de Calculo

Ao longo da história, conforme apareceram novos números, também apareceram (e continuam a aparecer) novos instrumentos de cálculo.















Ábaco Régua de Cálculo

















Calculadora Computador




Os primeiros números
Os primeiros números que o homem inventou, e com os quais começou a fazer operações, foram os números naturais 1,2,3,4,5… Mas, para responder aos problemas que iam surgindo, foi necessário aumentar o conceito de número com os fraccionários, os irracionais positivos (que não são racionais, por exemplo: raiz quadrada de dois, o zero, e mais tarde os números negativos.

Os números fraccionários
Após as cheias do Nilo, no Egipto, os funcionários do faraó usavam cordas para fazer medições. Esticavam a corda, na qual tinham assinalado uma unidade e verificavam quantas vezes a unidade estava contida nos lados do terreno. No entanto, dificilmente a unidade escolhida cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno. Foi por essa razão que os egípcios criaram os números fraccionários.


Realizado pelo Grupo 1:

Nº3 - Andreia Gonçalves

Nº6 - César Barbosa

Nº7 - Cláudia Pereira

Nº11 - Diana Quintas

Nº 14 - João Sousa

Nº25 - Vasco Azevedo












4 comentários:

Joao Sousa disse...

Ola eu sou o João Sousa sou um tipo fixe e digo que achei este trabalho interesante

diana catarina disse...

oi!! o blog ta o maximo. parabens aos colaboradores!! bjs

cata disse...

oi o vosso trabalho tá muito esclarecedor
fizeram um óptimo trabalho
parabéns!

Anónimo disse...

eu acho k este trabalho foi muito interesante pra todos nos.
ate a proxima ;)