Descontos e promoções
vamos supor que uma empresa desenvolveu um novo produto. A direcção deve decidir o preço de lançamento. Se o produto é muito superio em tecnologia e qualidade a qualquer produto concorrente, pode ser vendido a um preço mais elevado. A maioria dos clientes aceitará isto, porque quer possuir esta « novidade». Se, por outro lado, estivernos a falar num artigo de consumo diário, então o preço deve ser fixado deliberadamente baixo. Uma combinação de preço baixo e publicidade intensiva deve permitir uma rápida divulgação de produto.
É muito provável que já conheça outro método de fixação de preços: é chamado preço psicólogo. Normalmente corresponde a um valor baixo do chmado valor redondo. Por exemplo 49$90 escudos em de 50 escudos ou 99$90 em vez de 100 escudos. Clientes têm a imprensão (puraramente subjectiva) de que o artigo lhes é oferecido a um preço excepcionalmente bom- embora a popança seja apenas de poucos centavos. Chama-se oferta especial (saldos) quando uma empresa diminui drasticamente o preço de um ou mais artigos por um período de tempo limitado. A margem de lucro nestes artigos diminui mas é normalmente compensado por um forte aumento de vendas.
Um preço não precisa de ser sempre o mesmo
Em qualquer economia de mercado a variação dos preços é um fenómono comum. Isto sgnifica que um preço não é fixado pelo menos uma vez e para sempre. Um tipo importante de variação dos preços é desconto que pode assumir várias formas. Por exemplo com um desconto de quantidade o preço por unidade é tanto mais baixo quanto maior for a quantidade. Um desconto de «fidelidade» é dado por um fornecedor aos clientes que lhe compram exclusivamente a ele - por outras palavras que lhe são «fiéis»
Grupo 2
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário